Desporto

Fernando Santos deve manter base para atacar as decisões

None

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, anuncia na quinta-feira a convocatória para os derradeiros e decisivos encontros de qualificação para o Mundial2022, com República da Irlanda e Sérvia, numa lista provavelmente sem alterações de fundo.

Com duas partidas para disputar, Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo A de apuramento, com menos um ponto do que a líder Sérvia, que, ainda assim, tem mais um encontro disputado, pelo que a equipa das 'quinas' precisa de bater os irlandeses, em 11 de novembro, em Dublin, para encarar com outro conforto o duelo com os sérvios, agendado para dia 14, no Estádio da Luz.

Na quinta-feira, a partir das 12:30, na Cidade do Futebol, em Oeiras, Fernando Santos deverá divulgar um lote com 25 jogadores e poucas 'surpresas' para encarar as decisões que se aproximam, tendo em conta a resposta eficaz que foi dada há pouco menos de um mês, no particular com o Qatar (3-0) e no embate de qualificação com o Luxemburgo (5-0).

A principal dúvida entre os eleitos prende-se com Raphaël Guerreiro, que tem estado afastado dos relvados desde que foi dispensado dos trabalhos da seleção, no mês passado, devido a problemas físicos, e ainda não jogou pelo Borussia Dortmund.

Face à previsível ausência do lateral esquerdo e com Nuno Mendes impossibilitado de jogar em Dublin, por castigo, poderá estar na 'calha' o regresso de Mário Rui (Nápoles) às escolhas de Fernando Santos, algo que não acontece desde novembro do ano passado, por altura dos últimos jogos na Liga das Nações.

Por outro lado, o experiente José Fonte deverá manter um lugar entre o lote de centrais, juntando-se aos titulares Rúben Dias e Pepe, e ao 'adaptado' Danilo Pereira, considerado por Santos uma opção muito válida para o eixo defensivo.

O avançado João Félix e o médio Renato Sanches, que falharam as duas últimas convocatórias, também podem reentrar no lote da 'elite' nacional, algo que dificilmente acontecerá com os portistas Otávio e Sérgio Oliveira.

Assim, Fernando Santos deverá chamar o mesmo trio de guarda-redes da última convocatória, composto por Rui Patrício (Roma), Anthony Lopes (Lyon) e Diogo Costa (FC Porto), ao qual se juntarão os defesas João Cancelo (Manchester City), Diogo Dalot (Manchester United), Rúben Dias (Manchester City), Pepe (FC Porto), José Fonte (Lille), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain) e Mário Rui (Nápoles).

No meio-campo, as escolhas deverão recair em Danilo Pereira (Paris Saint-Germain) - que também é opção para o centro da defesa -, João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (Benfica), João Moutinho (Wolverhampton) e Matheus Nunes (Sporting).

Para o ataque, Cristiano Ronaldo (Manchester United), André Silva (Leipzig), Bernardo Silva (Manchester City), Diogo Jota (Liverpool), Rafa (Benfica), Gonçalo Guedes (Valência), João Félix (Atlético de Madrid) e Rafael Leão (AC Milan) devem recolher a preferência do técnico.

Portugal ocupa o segundo posto do Grupo A de qualificação para o Campeonato do Mundo, com 16 pontos, menos um do que a líder Sérvia (17), sendo estas as únicas formações com possibilidades de se apurarem para a fase final, tendo em conta que Luxemburgo (seis), República da Irlanda (cinco) e Azerbaijão (um) já estão matematicamente afastados.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina este mês e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os 'play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os 'play-offs'.

Destas 12 equipas presentes nos 'play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.