Coronavírus Madeira

“Validade [dos testes antigénio] depende da entidade que pede”

Na maioria dos casos só é valido por 48 horas, lembra Tiago Magro, presidente da delegação regional da Ordem dos Farmacêuticos

None

A agravar o caos instalado com a decretada obrigatoriedade de teste antigénio com periodicidade semanal (gratuito), acresce a dúvida quanto à validade dos mesmos. Não é dado adquirido que quem, a partir de agora, fizer o teste antigénio, o mesmo possa ter a validade até 168 horas (7 dias/1 semana). Actualmente e para a maioria dos casos, o teste antigénio só é válido por 48 horas (2 dias).

“A validade depende da entidade que pede”, lembra Tiago Magro, presidente da delegação regional da Madeira da Ordem dos Farmacêuticos. Tanto assim é, pelo menos por enquanto, que para visitas ao hospital o teste só é válido por 24 horas, enquanto que para a generalidade dos eventos, são 48 horas.

Já no que diz respeito à capacidade instalada nas farmácias (entre 60 a 70% realizam o teste) e laboratórios da Região, reconhece que esta é “uma altura mais trabalhosa que vai exigir maior esforço”, mas admite que após esta “fase de readaptação ou de pré-adaptação” será possível assegurar resposta à população elegível para o teste antigénio obrigatório.

“Acredito que será possível dar resposta adequada”, concluiu.

Também o farmacêutico Carlos Delgado, delegado regional da Associação Nacional de Farmácias, confia que será possível as farmácias terem capacidade para dar resposta às dezenas de milhar de solicitações semanais que se perspectivam “com o necessário período de adaptação”, apontou.