Madeira

Serviços de qualidade do IVBAM novamente reconhecidos

None

O Instituto Português de Acreditação renovou o estatuto de laboratório acreditado ao Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), que permite credibilizar, ainda mais, os resultados emitidos por este laboratório, cuja função primordial é fornecer um serviço com qualidade para os seus principais utilizadores, ou seja, os agentes económicos do sector dos vinhos e das bebidas espirituosas da Região.

O Laboratório de Produtos Vitivinícolas e Bebidas Espirituosas do IVBAM foi designado pela União Europeia como o laboratório oficial responsável pelo controlo da qualidade a nível físico-químico, na Região Demarcada da Madeira. Sendo este controlo mandatório para que os produtos produzidos nesta região, dos sectores vitivinícola e das bebidas espirituosas, nomeadamente as Denominações de Origem e Indicações Geográficas ‘Madeira’, ‘Madeirense’, ‘Terras Madeirenses’, ‘Rum da Madeira’ e ‘Poncha da Madeira’, possam ser comercializados com esta designação, com o impacto económico que estes produtos detêm na balança comercial da Região.

Tal situação obriga a que o laboratório demonstre regularmente a sua competência técnica a autoridade independente e idónea, que se traduz num processo de acreditação com base num referencial.

É por este motivo, que desde 2000 este laboratório é acreditado pelo Instituto Português de Acreditação, com base nas auditorias externas anuais a que é sujeito, o que pressupõe um grande investimento da Região em infraestruturas adequadas, nomeadamente instalações e equipamentos, e formação regular dos técnicos.