Madeira

"Fiquei sem casa e sem trabalho", disse o madeirense afectado pelo vulcão em La Palma

Esta manhã, a casa de Luís Miguel Ramosa foi engolida pela lava do vulcão

Foto DR
Foto DR

Luís Miguel Ramos, um madeirense natural do Porto da Cruz que vive em La Laguma, na ilha de La Palma, há mais de 25 anos, perdeu, esta manhã, a sua casa na sequência do vulcão que está em erupção naquela ilha do arquipélago das Canárias.

Por volta das 8 horas, a lava do vulcão atingiu a minha casa, levando também consigo a casa dos meus vizinhos e do meu sogro e tudo o que estava à sua volta. Perdemos tudo", lamentou.

O madeirense está fora de casa há 22 dias, nomeadamente desde altura em que o vulcão entrou em erupção. Por enquanto, está alojado na casa onde a esposa trabalha.

"Estamos fora de casa há 22 dias. No dia em que o vulcão entrou em erupção saíamos de casa, porque mandaram evacuar toda a gente devido a essa situação. Estamos a ficar em casa do idoso que a minha esposa está a cuidar, tendo sido as suas filhas que pediram para que ficássemos lá", afirmou, frisando os apoios que tem tido por parte do Governo local.

No dia em que a sua família foi evacuada pelas autoridades não conseguiram levar os seus pertences, pois não tinham onde os colocar. Apenas levaram consigo algumas peças de roupas e recordações pessoais.

"Não tiramos nada de casa, porque não tínhamos onde colocar as coisas. Só levámos roupa e algumas fotografias", referiu.

Transtornado, Luís Miguel Ramos disse que esta é a primeira vez que vive uma situação do género. 

"É a primeira vez na minha vida que vi uma situação destas. Uma tragédia tão grande, que está a destruir tudo o que encontra pela frente. As coisas estão mesmo muito feias”, atirou.

Além de ter ficado sem casa, o madeirense ficou também sem trabalho, pois o armazém de produção de banda onde trabalhava foi igualmente destruído pela lava do vulcão.

"A lava do vulcão atingiu o armazém onde eu trabalhava e fiquei sem trabalho, sem casa, sem nada", lamentou.