None
Desporto

Trabalho e talento reconhecidos em águas internacionais

2021 vai ficar para sempre na memória de Bernardo Pereira, que entre Julho e Agosto conquistou o título de campeão do Mundo e da Europa de canoagem de mar, na categoria SS1 júnior.

Aos 18 anos, o canoísta madeirense encerrou com medalha de ouro a competição como júnior. O seu trabalho e o talento foram reconhecidos em águas internacionais, durante a consagração no Mundial que decorreu em Espanha e no Europeu, em França. 

Esta época, vai procurar o sucesso entre os sub-23 e já deu início aos trabalhos de pré-temporada.

“É difícil ser campeão do Mundo logo no primeiro ano de sub-23, mas ainda assim esse será o meu objectivo, tal como no Europeu. Vamos trabalhar para isso”, garante o canoísta do Clube Naval da Calheta.

A ambição e a confiança baseiam-se no trabalho árduo diário que desempenha. O DIÁRIO foi tentar saber como se faz um campeão?

Bernardo Pereira responde à questão, explicando o quanto trabalha para alcançar os seus objectivos. E engane-se quem pensa que, na canoagem, só se trabalha dentro de água.

São muitas horas de treino, mas não só a remar dentro de água. Há ainda outras actividades fundamentais como corrida, bicicleta, natação e muita carga de ginásio ao longo de toda a época.

“Sigo as orientações do meu treinador, o Rui Câncio que é seleccionador nacional e já foi atleta, em quem tenho muita confiança”, afirma o jovem canoísta, garantindo que uma boa preparação ajuda não só ao nível físico, como também psicológico.

A minha força psicológica baseia-se sobretudo no trabalho que faço fisicamente. Ou seja, eu sei que o trabalho é feito, por mim e pelo meu treinador, e isso ajuda-me imenso. Também sei que, nos treinos, faço os possíveis e os impossíveis para atingir o nível máximo e, com isso, vou para as provas descansado e dou o meu melhor. Bernardo Pereira, campeão mundial e europeu júnior

Saiba mais sobre o treino e os objectivos do actual campeão do Mundo e da Europa na edição impressa do DIÁRIO de Notícias desta quinta-feira, 30 de Setembro.