Mundo

NATO expulsa membros da missão russa suspeitos de ligações aos serviços secretos

Foto DR
Foto DR

A NATO avançou hoje ter retirado as credenciais a oito elementos da missão da Rússia junto da Aliança Atlântica, justificando que as pessoas em questão trabalhavam "de forma não declarada" como operacionais dos serviços de informações russos.

"Podemos confirmar que retirámos as credenciais a oito membros da missão russa junto da NATO, que eram operacionais não declarados dos serviços de informações russos", afirmou uma fonte oficial da organização, citada pela agência norte-americana Associated Press (AP) e que falou sob a habitual condição de anonimato.

A Aliança Atlântica também reduziu para 10 o número de credenciais para representantes que podem ser solicitadas por Moscovo, o que representa uma diminuição da equipa da missão russa destacada na sede da NATO, localizada em Bruxelas (Bélgica).

As relações entre a NATO e a Rússia têm vindo a ser marcadas por um forte clima de tensão e as conversações oficiais entre Moscovo e o bloco transatlântico composto atualmente por 30 Estados-membros têm sido limitadas nos últimos anos.

"A política da NATO em relação à Rússia permanece consistente. Fortalecemos a nossa força de dissuasão e defesa em resposta às ações agressivas da Rússia e, ao mesmo tempo, permanecemos abertos para um diálogo significativo", referiu a mesma fonte citada pela AP.