Ainda o nível alto da abstenção

Como comprador e leitor compulsivo de jornais é com apreensão que verifico que não são abordados os porquês da elevada abstenção.

Nem explicação nem vontade de a manifestar...

Desde o presidente da República até ao menos importante responsável governamental, passando por todos os elementos de cada partido, ninguém nos quis dar, ainda, um laivo explicativo destas eleições autárquicas terem sido as segundas com maior nível abstencionista. E, todos estes, apelaram exaustivamente ao voto maciço. Houve um político, que até disse que votar é um dever patriótico(!).

Tenho ideia, que o patriotismo tem diferente conotação, outros alcances bem mais elevados.

Durante a campanha eleitoral há bastas situações, que temos ideia, de sermos tratados como personagens infantis, sem pensamento próprio e crítico, tal é o paternalismo e o bombardeamento de apelarem e quererem «comprar» o nosso voto, também a troco de objectos pífios, que sevem para (quase) coisa nenhuma(!)

Uma sociedade equitativa na distribuição da renda, com mais tempo de lazer, canalizada para a mobilização política, solidária e fraterna, os cidadãos terão incentivo na assunção da cidadania.

Vítor Colaço Santos