Temporal a Norte Madeira

PSD vai recomendar à República "solidariedade" para com as populações afectadas pelo temporal

None

O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje (dia 23 de Janeiro), o "empenho" e "a rápida resposta" do Governo Regional relativamente às intempéries que assolaram o concelho de São Vicente, no passado dia 25 de Dezembro. Resposta essa que, para os social-democratas, contrasta com a "falta de solidariedade do Governo da República". É neste contexto que o PSD irá dar entrada, na Assembleia Legislativa, de um Projecto de Resolução a recomendar essa mesma solidariedade para com as populações afectadas, conforme explicou o deputado Guido Gonçalves numa visita ao local.

“Em apenas três semanas, o Governo Regional, em articulação com a Câmara Municipal de São Vicente e coordenado com diversas entidades públicas envolvidas neste processo, não só respondeu às necessidades logo após as intempéries como já apresentou o levantamento dos prejuízos causados e diretamente relacionados com a reconstrução que se impõe nas freguesias da Ponta Delgada e da Boaventura, num esforço que foi essencial e determinante para garantir a melhor resposta às populações”, disse, na ocasião, o deputado, vincando que a disponibilidade financeira demonstrada, "tanto pelo Governo Regional quanto pela autarquia de São Vicente", irá permitir "uma intervenção transversal a diversas áreas afectadas".

Guido Gonçalves referia-se concretamente à recuperação de: infra-estruturas públicas; moradias danificadas pelo temporal; rede de distribuição de água potável e  água de rega; fornecimento de energia eléctrica e rede viária regional e municipal.

Nesta visita, o deputado destacou, ainda, a preocupação revelada, neste processo e pelo Governo Regional, quanto à mitigação dos riscos deste tipo de catástrofes, "uma vez que parte destas verbas serão investidas em obras estruturantes do ponto de vista da segurança, no sentido de prevenir futuras ocorrências".

Fechar Menu