Eleições Presidenciais Madeira

Carlos Pereira acusa Marisa Matias de "refugiar-se na descentralização" para ignorar a Autonomia

None

Carlos Pereira, deputado do Partido Socialista-Madeira à Assembleia da República criticou, hoje, dia 13 Janeiro, as declarações de Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda (BE) às Eleições Presidenciais, proferidas no Funchal.

Marisa Matias em defesa da descentralização dentro da autonomia

Candidata é a favor da manutenção do Representante da República

Paula Henriques , 13 Janeiro 2021 - 11:09

O parlamentar madeirense acusou o BE de nunca ter defendido, "de forma séria e consistente, a autonomia", afirmando que "a defesa da descentralização é a forma habilidosa que alguns tentam para esconder a sua desconfiança com a regionalização".

Carlos Pereira esclarece que estes conceitos são distintos e sustenta que "é pior para todos quando as necessidades de consolidar o princípio de subsidiariedade começam pela descentralização, deixando a regionalização em segundo plano".

"É fácil de entender: descentralizar para territórios sem escala implica voltar atrás, se algum dia se avançar na regionalização", acrescenta.

Já quanto à defesa do cargo de Representante da República, Carlos Pereira diz que Marisa Matias "não faz ideia do que fala" e questiona mesmo se esta tem alguma noção das funções afectas ao cargo.

"A sua existência é um ultraje para a Autonomia. É apenas de corpo presente, inútil e desnecessário, não dignificando o processo autonómico", remata.

Recorde-se que, após um curto encontro com o presidente da Câmara do Funchal, Miguel Silva Gouveia, Marisa Matias falou aos jornalistas para defender o poder local, a descentralização nos municípios que tem estado em causa nas regiões autónomas, o investimento e a manutenção do cargo de Representante da República.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de Janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral começou no dia 10 e termina em 22 de Janeiro. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Fechar Menu