Coronavírus Madeira

Sara Cerdas apela à Comissão Europeia distribuição da vacina "sem atrasos" para a Madeira

None

A eurodeputada Sara Cerdas está preocupada com os possíveis atrasos que possam ocorrer na distribuição da vacina contra a covid-19 para a Região Autónoma da Madeira.

Em causa está o primeiro atraso, de dois dias, na entrega da vacina, que decorreu na distribuição do primeiro lote para a Região e cuja responsabilidade era da farmacêutica Pfizer.

Neste sentido, a madeirense dirigiu uma pergunta à Comissão Europeia, com pedido de resposta, para compreender como esta está a preparar-se e a antecipar a resposta a possíveis novos constrangimentos no processo de entrega da vacina.

Sara Cerdas questionou se os cancelamentos que têm ocorrido, resultado da pandemia e em consequência do número reduzido de passageiros em viagem, poderão “atrasar a distribuição de vacinas nestas regiões”.

“Os atrasos colocam a nossa Região em desvantagem no combate à covid-19, especialmente devido à nossa insularidade e dependência de transportes aéreos. A Comissão Europeia deve estar a par destes aspetos operacionais, alocados às indústrias farmacêuticas e empresas de logística, e preparar-se em conformidade para responder a situações similares, para que a distribuição da vacina decorra de forma célere e justa em todos os países e regiões da União Europeia.”

Lembrando que “a imunidade de grupo é um objetivo comum", Sara Cerdas apelou Comissão Europeia que tenha "uma especial atenção aos constrangimentos associados às Regiões Ultraperiféricas, nomeadamente a falta de alternativas de ligação com a placa continental".

Esta manhã, na Comissão ENVI - Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente, durante uma audição com Sandra Galina, Directora-Geral da DG SANTE, Sara Cerdas voltou a levantar a questão dos atrasos na distribuição das vacinas, tendo a responsável informado que a Comissão Europeia já requereu aos Estados-Membros um relatório acerca das anomalias no processo de distribuição de vacinas.

Fechar Menu