Madeira

CMF prolonga encerramento do Parque Ecológico do Funchal devido ao calor

None

Devido ao prolongamento do alerta para temperaturas elevadas na Região Autónoma da Madeira, com condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) informou, hoje, que os acessos ao Parque Ecológico do Funchal vão continuar encerrados durante o dia de amanhã, 28 de Agosto.

Tempo quente leva Câmara a encerrar Parque Ecológico do Funchal

A costa Sul e as regiões montanhosas estão sob aviso laranja devido às temperaturas elevadas

Marco Livramento , 26 Agosto 2020 - 10:06

Em comunicado de imprensa, a autarquia reforça ainda que poderá manter estas medidas nos dias seguintes, se o alerta meteorológico para o fim-de-semana assim o justificar.

O aviso laranja emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima vigora até às 18 horas de sexta-feira, nas regiões montanhosas e Costa Sul. A costa Norte e o Porto Santo estão com aviso também até sexta-feira, mas amarelo.

O município deixa ainda um apelo a todos os munícipes para que adoptem "comportamentos responsáveis e que em alguma situação suspeita entrem imediatamente em contacto com as autoridades competentes".

Recorde-se que os incêndios que ocorreram em Agosto de 2010, além de queimarem toda a floresta da cordilheira central da Madeira, destruíram, também, 95 por cento do Parque Ecológico do Funchal, uma área com 1000 hectares a uma altitude que varia entre os 470 e os 1810 metros.

Desde então, o Parque tem vindo a pôr no terreno várias acções com vista à erradicação das plantas infestantes e a sua substituição por espécies indígenas da floresta laurissilva, bem como com outras espécies que, sendo introduzidas, são mais resistentes ao fogo. Um dos objectivos passa por uma melhor recuperação das áreas atingidas pelos incêndios florestais e a redução do risco da propagação de incêndio.

Fechar Menu