Madeira

Novo dia de ‘inferno’

Quinta-feira com temperatura elevada

None

A temperatura deverá hoje voltar a atingir valores pouco habituais, com a máxima esperada na Bica da Cana por volta das 12 horas a bater os 33ºC, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No Funchal, o calor também não dá tréguas com os termómetros a subir aos 31ºC nesta quinta-feira. Como já noticiado estão em vigor avisos amarelo para a Costa Norte, Zonas Montanhosas e Porto Santo, e laranja para a Costa Sul, todos em vigor até amanhã às 18 horas.

Para hoje para o arquipélago o IPMA antecipa um dia de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, temporariamente com períodos de maior nebulosidade nas vertentes Norte e na ilha de Porto Santo. O vento será fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora, a predominar de Nordeste. Para o Funchal, as previsões são de céu pouco nublado ou limpo e vento inferior a 15 km/h.

Quanto às temperaturas máximas previstas para as restantes localidades, Câmara de Lobos deverá registar 31ºC também, o Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, e São Vicente deverão atingir os 29ºC; Ponta do Pargo 28ºC, Porto Moniz 27ºC, a mesma temperatura do Porto Santo e de Santana. O Caniçal fica-se pelos 26ºC. O Pico do Areeiro deverá chegar igualmente aos 31ºC.

No mar, a temperatura está entre os 23/25ºC, a Norte com ondas de Nordeste com 1 a 1,5 metros; a Sul com ondas de Sueste com 1 metro.

Hoje algumas zonas dos concelhos do Funchal e Machico estão com risco extremo de incêndio, mas todo restante território destes dois municípios, assim os concelhos de Câmara de Lobos, Santa Cruz, Ribeira Brava, Ponta do Sol, assim como algumas áreas de Santana e São Vicente e ainda o Porto Santo estão com risco muito elevado e podem facilmente arder.

Há também risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta, com a ilha da Madeira num índice 10 e a do Porto Santo em nível 9, pelo que o IPMA recomenda que não exponha as crianças ao sol e que os adultos se o fizerem que usem óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar.

Fechar Menu