Coronavírus Madeira

Pandemia fez estragos na Madeira no 3.º trimestre de 2020

O 3.º trimestre de 2020 foi condicionado pelas adversidades económicas geradas pelas medidas de contenção e controlo da pandemia covid-19

None

De acordo com o Boletim Trimestral de Estatística, o 3.º trimestre de 2020 foi igualmente condicionado pelas adversidades económicas geradas pelas medidas de contenção e controlo da pandemia covid-19 na Madeira e no país.

"A magnitude da queda da actividade económica na Região Autónoma da Madeira (RAM), no período em análise, é evidenciada pelas quebras homólogas, verificadas em grande parte dos indicadores económicos e traduzida igualmente pelo desempenho do Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE), que manteve a tendência de queda ainda que menos acentuada que a do trimestre anterior", refere.

"No 3.º trimestre de 2020, a taxa de desemprego regional fixou-se nos 8,6%, o que representa um aumento trimestral de 1,9 pontos percentuais (p.p.) e homólogo de 1,7 p.p.. No país, a taxa do trimestre em referência aumentou para 7,8% (5,8% no 2.º trimestre de 2020)", acrescenta.

De acordo com a mesma fonte, "a taxa de inflação média dos 12 meses anteriores ao mês de Setembro de 2020 foi de -1,6%, inferior à observada no país (+0,1%)", sendo que "este indicador se tornou negativo em Novembro de 2019, mantendo-se nesse terreno desde então". A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Setembro de 2020 foi de -3,1%, tendo a nível nacional se fixado nos -0,1%.

"Os dados de natureza monetária produzidos pelo Banco de Portugal e que a DREM redifunde mostram que o rácio de empréstimos vencidos das sociedades não financeiras fixou-se nos 6,3% em Setembro de 2020, 5,6 p.p. abaixo do valor registado no trimestre homólogo. Contudo, este indicador apresenta um valor superior à média nacional, que foi de 4,0% no final do 3.º trimestre de 2020", sustenta.

"De acordo com os dados da SIBS, os levantamentos adicionados às compras através de terminais de pagamento automático registaram, no trimestre em análise, uma quebra em termos homólogos de 8,0%, variação na mesma linha da observada a nível nacional (-8,8%)", refere.

Além disso, adianta que no trimestre em referência, "o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo (+103 sociedades), pois o número de constituições de sociedades (214) com sede na Região Autónoma da Madeira foi maior que o número de dissoluções (111)". A dinâmica na constituição e dissolução de sociedades foi, contudo, inferior à do período homólogo.

"No sector da agricultura, a comercialização de banana na primeira venda, no 3.º trimestre de 2020, registou uma variação negativa face a idêntico trimestre do ano anterior (-8,3%). A produção de ovos caiu 12,5% face ao mesmo trimestre de 2019, enquanto o abate de frango subiu 11,6%. Por sua vez, o valor da pesca descarregada caiu 42,9% em termos homólogos, variação agravada pelo carácter fortemente irregular das capturas de atum", revela.

No domínio da energia, refere que "a emissão de electricidade (cuja evolução consiste na melhor aproximação à variação da produção/consumo que está disponível em termos infra-anuais) diminuiu 8,3% no trimestre em análise, face ao mesmo período do ano anterior".

"Na construção, a comercialização de cimento (primeira venda) registou no 3.º trimestre de 2020 um decréscimo face ao mesmo período do ano passado (-8,5%). Comparativamente ao trimestre anterior observou-se, ao invés, uma subida de 22,1%. Por sua vez, o número de edifícios licenciados aumentou para 118 (+16,8% de variação trimestral e +32,6% de variação homóloga). No 3.º trimestre de 2020, transacionaram-se 864 alojamentos familiares na RAM, representando um acréscimo trimestral e homólogo de 64,6% e 10,2%, respectivamente", acrescenta.

Mais: a comercialização de vinho Madeira verificada no 3.º trimestre de 2020 registou uma variação negativa na quantidade (‑21,3%) e no valor (-24,2%).

"No trimestre em referência, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM diminuiu 69,3% em termos homólogos, em linha com as dormidas e os proveitos totais no alojamento turístico que recuaram 73,1% e 75,3% face ao mesmo trimestre do ano anterior, respectivamente. Por sua vez, o movimento de mercadorias nos portos caiu 12,6% em termos homólogos", concluiu.

Fechar Menu