Solidariedade na desgraça

Enquanto alguns têm aproveitado os últimos dias para encontrar bodes expiatórios para a desgraça que se abateu no concelho de São Vicente em pleno Dia de Natal, exigindo justificações para o sucedido, prefiro enaltecer a solidariedade, a entreajuda, o altruísmo, a resiliência do povo madeirense e a pronta intervenção das autoridades regionais.

Não sou meteorologista, não sou uma entendida em fenómenos atmosféricos adversos, por isso fico-me pelo mais importante, a intrínseca capacidade e determinação de querer ajudar o próximo, sem exigir nada em troca.

Mais uma vez fomos um exemplo, na missão de ajudarmos quem tanto precisava de um ombro, na forma como procurámos minimizar o sofrimento de quem perdeu quase tudo, menos a esperança num mundo melhor, porque há de facto quem insista em ajudar, em vez de ter ficado no sofá, de unhas afiadas no teclado, somente à procura de culpados.

Esta forma de ser tão madeirense, do dizer mal, do apontar o dedo a tudo e todos, de criticar e condenar, foi felizmente superada pela capacidade e segurança com que outros (melhores madeirenses) encararam a realidade, metendo a mão na terra, resolvendo os problemas, em vez de os adensar.

Portanto, parabéns a todos os que estão a ajudar a reerguer a Ponta Delgada e a Boaventura, ao Governo Regional e Câmara Municipal local, pela capacidade de resposta que deram, bem como aos inúmeros madeirenses, sobretudo vicentinos, que deixaram o conforto dos seus lares em plena quadra natalícia para ajudar o próximo. Isso sim, é importante!

Sónia Queiroz

Fechar Menu