O 25 de Dezembro em Ponta Delgada e Boaventura

n No dia 25, o Norte da Madeira, particularmente as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, foram atingidas por chuvas intensas que provocaram grandes danos, infelizmente alguns em habitações que representam o sonho e o investimento de uma vida . Acredito que as nossas autoridades saberão apoiar as pessoas afetadas, garantindo a recuperação das suas casas. O socorro à população foi rápido e eficaz na medida do possível, não podendo deixar de realçar a importância da via expresso entre São Vicente e Boaventura que permitiu garantir a comunicação rodoviária rápida , embora condicionada entre as freguesias do Concelho de São Vicente que de outra maneira iria demorar alguns dias e sem a segurança da via expresso. Sejamos justos e objetivos, a intervenção no terreno pode ser objeto de reparos e criticas, mas a dimensão da pluviosidade só por “milagre divino” é que não provocaria estragos. Inicia-se agora um período de contabilizar estragos, de encontrar soluções de modo a efetuar as obras para reparar os danos causados e prevenir situações semelhantes no futuro. Importa fazê-lo com serenidade e transparência com os menores encargos para os contribuintes, dentro das regras da concorrência e contratação pública em vigor. Para sair o Euromilhões a alguém , muitos apostadores têm que jogar, assim é o mesmo para as obras que vão para o terreno e aos trabalhos de limpeza. Todos nós temos que pagar e interessa pagar o menor preço e que seja justo .Tem-se falado muito das falha das previsões, o que concordo plenamente e, sendo leigo em meteorologia, não consigo entender o que se passou. Existia um posto fixo em Ponta Delgada , que recolhia alguns dados, tendo sido desativado, perdendo-se assim a oportunidade de não só dar continuidade a um trabalho feito mas também melhorar.

A chuva começou por volta das 22 horas do dia 24 e só terminou por volta das 22 do dia 25. Sendo uma chuva intensa, praticamente contínua e por vezes torrencial. Sem ter dados que me permitam aferir, acho que é espectável que tenha chovido mais em Ponta Delgada e Boaventura, nas 24 horas que no dia 20 de Fevereiro de 2010 no Funchal. Pareceu-me ver alguém afirmar que no Porto Moniz choveu mais . Existe no momento em Ponta Delgada ou Boaventura algum posto de medição da pluviosidade que permita fazer essa comparação?. Com uma previsão acertada, o apoio às populações seria mais eficaz e facilitado com a prevenção de pessoal e equipamento, com algum deste já deslocado atempadamente para os locais certos . Felizmente não tivemos vitimas a lamentar, as autoridades responderam de forma positiva , mas os prejuízos são avultados e temos de tirar lições e respeitar a mãe natureza, não pensando que está contra nós, pelo que me permitam sugerir o seguinte:

Já não é tempo de pensar na regionalização da delegação da Madeira do Instituto Português do Mar e Atmosfera? Uma colaboração entre a Meteorologia, o laboratório Regional de Engenharia Civil e a Universidade da Madeira não deveria ser prioritária? Essa colaboração não seria fundamental para prevenir e minimizar situações como a ocorrida e que em escala maior ou menor são recorrentes na Madeira? Nessa colaboração deviam as nossas autarquias ser parceiras, com a instalação de equipamentos que julgo ser pequenos investimentos e que em tempo real permitiam conhecer melhor as condições meteorológicas. Esta situação também veio chamar à atenção da importância dos planos diretores municipais, não permitirem construção em zonas de risco .Não podendo fazer recuar o tempo, saibamos tirar as lições certas.

DS

Fechar Menu