País

Resolução política do PCP aprovada por unanimidade

Nova direcção foi aplaudida por 10 minutos

None

Os delegados ao XXI Congresso Nacional do PCP, que termina hoje em Loures, aprovaram por unanimidade a Resolução Política, que define a estratégia do partido para os próximos quatro anos.

Após a votação, os comunistas gritaram a palavra de ordem PCP/PCP. O documento incorporou 23 alterações na redação final, a grande maioria das quais de questões gramaticais ou de pormenor e sem alterar o sentido dos textos.

No Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, os nomes dos 129 membros do Comité Central eleito no sábado à noite foram anunciados por Luísa Araújo, que sai do Secretariado e passa para a Comissão Central de Controlo.

Por razões sanitárias, ao contrário do que é habitual nos congressos dos comunistas, os membros do CC não subiram ao palco instalado no pavilhão. As suas fotografias foram projetadas nos écrans no recinto do Pavilhão Paz e Amizade, ao som de um aplauso que durou dez minutos.

Os nomes mais conhecidos, como o de Bernardino Soares, João Ferreira, Edgar Silva, João Oliveira, Ilda Figueiredo ou Jerónimo de Sousa, também com gritos "PCP/PCP" foram os mais aplaudidos.

Entre as propostas de alteração à Resolução Política aprovada, destaca-se uma sugestão que vinca o combate do partido "ao silenciamento e às campanhas de manipulação" dos media.

No capítulo VI das teses do PCP, apresentadas ao XXI Congresso do partido que termina hoje, pode ler-se que "é indispensável uma resposta cada vez mais reforçada, persistente e eficaz na informação e propaganda do partido".

A nova redação prevê que a informação, propaganda e imprensa do partido são "áreas distintas mas complementares e insubstituíveis à afirmação das posições e do projeto do partido, no combate ao silenciamento e às campanhas de manipulação que se desenvolvem -- tão mais importantes quanto a tão promovida sociedade de informação é na verdade um sistema de desinformação".

Fechar Menu