Madeira

Cinco dias de investigação no Porto Santo com balanço positivo

None

Terminou hoje no Porto Santo a expedição 'MARE@PORTOSANTO', uma iniciativa promovida pela 'MARE@MADEIRA'.

A expedição durou cinco dias e teve a colaboração de várias entidades regionais, nacionais e internacionais. 27 cientistas portugueses e estrangeiros passaram a 'pente fino' alguns zonas marítimas e terrestres através de mergulhos, pequenos submarinos e drones.

A sessão de encerramento aconteceu ao final desta de sexta feira, no Hotel Vila Baleira, e contou com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos, Secretário Regional do Mar, Teófilo Cunha, Presidente da autarquia do Porto Santo, Idalino Vasconcelos, representante da vice-presidência, Roberto Silva e Presidente da Assembleia Municipal, Fátima Silva.

Estivemos durante cinco dias com cientistas e o balanço é muito positivo Investigador João Clode

Na sua opinião, é importante repetir a iniciativa, embora ainda não haja nada definido.

Esta primeira expedição serviu para uma primeira fotografia, agora a biodiversidade da ilha vai ser avaliada. Temos muitos dados para processar e vai durar meses, vão se seguir relatórios, apresentações em congressos internacionais e publicações cientificas. Foi, sem dúvida, um primeiro empurrão na investigação marinha no Porto Santo e queremos cá voltar”.

O Secretário Regional do Mar, Teófilo Cunha, ficou "satisfeito" com a iniciativa e agradeceu "a quem está por detrás deste importante evento", nomeadamente o Centro de Investigação Madeirense.

O Ministro do Mar vai apresentar, na próxima segunda-feira, a Estratégia Nacional para o Mar Português 2020/ 2030. 

Fechar Menu