Madeira

IASaúde é que vai decidir na Região eventual alteração ao período de quarentena

Albuquerque admite que o uso de máscara ‘obrigatório’ na RAM “não tem base legal mas as pessoas estão a cumprir, e isso é que interessa”

None

Na RAM caberá à Autoridade Regional de Saúde avaliar e, se for caso disso, alterar o período de quarentena obrigatório, actualmente nos 14 dias.

A possibilidade da quarentena vir a ser encurtada de 14 para 10 dias, conforme já avançou a Direcção Geral da Saúde (DGS), só será aplicada na Madeira se o IASaúde assim o entender.

Garantia dada hoje pelo presidente do Governo Regional, ao responder que essa é uma “decisão que remete para a Autoridade Regional de Saúde”, disse.

Ainda a propósito das novas medidas que o Governo da República quer agora implementar, nomeadamente o uso obrigatório de máscara na via pública, Albuquerque lembra que “o uso de máscara já está determinado na Madeira há muito tempo” apesar de “altamente contestado” numa indirecta que visou também o PS.

Desvalorizou de resto o facto desta mesma medida ter sido imposta sem ‘base legal’ pelo Governo Regional. “Passa a ter. Não tem base legal mas as pessoas estão a cumprir e isso é que interessa”, sustentou.

Aproveitou de resto para reforçar a ideia que o teste PCR deveria ser obrigatório na aviação antes do embarque.

“Aqui temos uma situação que não é comparável, felizmente, a aquela que está a surgir na Europa e em Portugal continental. Não temos focos de infecção local e a esmagadora maioria dos casos na Madeira são casos detectados [à chegada] no aeroporto”. Argumentos para reafirmar que “o que era importante para a Europa e para melhorar a circulação, era na circulação europeia, sobretudo a nível dos aeroportos, se introduzissem aquilo que nós reclamamos há muito tempo que é a testagem das pessoas antes de entrarem nos aviões”. O líder madeirense não dúvida que esta opção seria “a forma para melhorar a segurança e aumentar o fluxo de passageiros”, sobretudo nesta fase de novo pico da pandemia onde “a situação torna-se muito complicada”, concretizou.

Fechar Menu