Madeira

Retomada formação de nadadores-salvadores na Madeira

IPTL e Ondas Calmas assumem sobrecustos da formação

None

O Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira (IPTL) e a Ondas Calmas – Unipessoal Lda, estabeleceram um protocolo de cooperação para assegurar os custos complementares da formação de nadadores-salvadores na Região Autónoma da Madeira no ano de 2020, revelou esta sexta-feira (16 de Outubro), a Ondas Calmas.

Estas entidades são, segundo a mesma fonte, "as únicas entidades certificadas no âmbito das atividades de nadador-salvador profissional, na Região Autónoma da Madeira, designadamente a formação (IPTL) e a prestação de serviços de assistência a banhistas através de nadadores salvadores em especial o salvamento e socorro (Ondas Calmas)".

Juntam-se agora, através do referido protocolo, no sentido de "suprimir as lacunas impostas pela pandemia de covid-19 na formação de nadadores-salvadores profissionais".

O comunicado da Ondas Calmas recorda que "a formação dos profissionais de vigilância, salvamento em meio aquático, socorro a náufragos e assistência aos banhistas foi suspensa em Março de 2020, através do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), na sua qualidade de entidade reguladora das matérias relacionadas com a assistência a banhistas e com o regime legal do nadador-salvador (NS), quando apenas restavam duas semanas de formação, de um total de seis semanas, para a realização do Exame Especifico de Aptidão Técnica (EEAT)".

Assim sendo, e "atendendo à impossibilidade de ser retomada, a formação de NS, assim como os EEAT para certificação inicial ou revalidação dos cartões de NS com a validade expirada, o Instituto de Socorros a Náufragos tomou a decisão prorrogar a validade da certificação dos nadadores-salvadores até ao dia 15 de Outubro".

A IPTL e Ondas Calmas decidiram ainda assumir os sobrecustos da formação de nadadores-salvadores.

O Curso 85/20 de nadadores-salvadores profissionais foi retomado a 12 de Outubro e tem previsão de realização de exames a 25 e 26 de Novembro.

Fechar Menu