Madeira

TEC e Margarida Lemos Gomes distinguidos na abertura do X Congresso de Educação Artística

A integração da DSEAM no Conservatório foi outros dos temas em destaque no arranque do encontro.

A professora Maragrida Lemos Gomes recebeu o ‘Prémio Educação Artística 2019’ pelo seu contributo em diversos projectos artísticos.
A professora Maragrida Lemos Gomes recebeu o ‘Prémio Educação Artística 2019’ pelo seu contributo em diversos projectos artísticos.

Arrancou esta manhã a 10.ª edição do Congresso de Educação Artística, na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia. A sessão de abertura fica marcada pela entrega do ‘Prémio de Educação Artística 2019’, que, conforme referiu Carlos Gonçalves “reconhece projectos de maior qualidade, longevidade, inovação e impacto na educação das crianças e jovens da Região”.

Este ano, foi distinguido o Teatro Experimental da Camacha (TEC), que conta já com três décadas de existência na promoção de produções teatrais, com destaque para o Festival AMO-TEatro.

Distinguida foi também a docente e artista plástica Margarida Lemos Gomes, com o ‘Prémio de Mérito de Educação Artística’.

Evidenciando a “dedicação e entusiasmo” dos premiados e de todos os professores, nomeadamente aqueles que estão ligados às artes, Jorge Carvalho começou por destacar a integração da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) no Conservatório, algo que o responsável da instituição, Carlos Gonçalves, já havia dito tratar-se de uma mudança tranquila e sem sobressaltos. O Secretário Regional da Educação falou numa “dimensão ligeiramente diferente daquela que tem sido desenvolvida nas últimas décadas na Região”, referindo-se ao ensino das artes, procurando, desta forma, dar uma melhor resposta às escolas e aos alunos.

Nunca deixando de notar a sua importância na formação das crianças e jovens, Jorge Carvalho falou nas multiliteracias presentes no sistema educativo regional, com destaque para a educação artística e o desporto.

De acordo com o governante, o novo ano lectivo deverá iniciar-se de forma tranquila. “Com a competência e dedicação dos nossos professores, com a organização das nossas escolas, com a motivação dos nossos alunos nós vamos, sem dúvida alguma, ter um ano lectivo que vai contribuir uma vez mais para a formação de excelência que o nosso sistema educativo vem proporcionando aos nossos alunos”, salientou.