Madeira

Nova cadeira anfíbia reforça acessibilidade no Lido

None

A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Idalina Perestrelo, que tutela a empresa municipal Frente MarFunchal, marcou presença esta manhã no Complexo Balnear do Lido, que passou a contar a partir de hoje com uma nova cadeira anfíbia, na sequência de uma candidatura bem-sucedida da Autarquia ao programa nacional Praia Saudável.

Esta cadeira vem juntar-se a uma já existente no Complexo Balnear do Lido e a outra na Praia Formosa, a que se soma a plataforma elevatória existente na Ponta Gorda, “afirmando o galardão ‘Praia Acessível, Praia para Todos’, que este ano foi hasteado nestes três espaços”, sublinhou a autarca.

Idalina Perestrelo aproveitou a ocasião para agradecer o reconhecimento deste projecto nacional ao trabalho que o Funchal está a fazer, relembrando que “as praias do Funchal são de todos e para todos. Este é mais um equipamento que vem reforçar a acessibilidade dos nossos complexos balneares, a que somará, este ano, outra grande novidade, que é o regresso ao funcionamento do elevador na Barreirinha, que estava parado há mais de uma década. Para nós, promover a acessibilidade nos espaços públicos municipais tem sido essencial”.

O programa Praia Saudável foi lançado em maio de 2005 pela Fundação Vodafone, com o objectivo de melhorar as condições de segurança, ambiente e acessibilidades das zonas balneares, através da doação de equipamentos para o efeito, bem como da promoção de acções de sensibilização nestas áreas. Em 2019, foram entregues 12 cadeiras anfíbias em todo o país, tendo o Funchal sido uma das cidades contempladas.