Madeira

Fundação Montepio entregou viatura adaptada à Associação causa Social de Machico

None

A Fundação Montepio ofereceu, na passada sexta-feira, 28 de Junho, uma viatura adaptada à Associação Causa Social de Machico, no âmbito da 12.ª edição da Frota Solidária, um projecto lançado em 2008, que resulta dos montantes que os contribuintes portugueses atribuem à Fundação Montepio através da Consignação Fiscal.

A cerimónia realizou-se em Leiria e garantiu a oferta de um total de 20 viaturas adaptadas a 20 instituições de todo o país.

O projecto Frota Solidária da Fundação Montepio devolve, todos os anos, à sociedade civil os montantes doados pela população, via IRS, através da aquisição de viaturas transformadas e adaptadas, que são oferecidas a instituições de solidariedade social de todo o país.

A iniciativa permitiu, este ano, apoiar 20 instituições com igual número de viaturas e responder, assim, às necessidades de mobilidade de quem mais necessita. Note-se que, em 11 anos de existência, o projecto Frota Solidária garantiu a devolução à sociedade civil de 4,2 milhões de euros, consignados via IRS, apoiando mais de 200 instituições de solidariedade social de todo o país.

A Frota Solidária tem como missão “resolver problemas associados à mobilidade, assim como contribuir para uma sociedade mais inclusiva”, revela através de comunicado a Fundação Montepio, destacando as 3.516 instituições de solidariedade social que se candidataram desde 2018.

“A Fundação Montepio volta a dar resposta a centenas de cidadãos que se encontram vulneráveis devido a dificuldades de mobilidade. A cada edição pretendemos chegar a mais instituições e fomentar boas práticas de cidadania e solidariedade”, afirmou António Tomás Correia, Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio.

Em 2018, a Fundação Montepio recebeu, através do Ministério das Finanças, 157.558,77 euros, sendo este valor cedido pelos contribuintes à gestão e encargo da Fundação Montepio, que o declarou de utilidade pública e restituiu à sociedade civil, sob forma de aquisição de veículos adequados ao transporte de cidadãos que tenham a sua mobilidade condicionada.

A iniciativa foi designada por Frota Solidária e em 2019, deu apoio a 20 instituições sociais previamente seleccionadas.