País

AR saúda 50 anos da ida da Humanidade à Lua

FOTO Reuters
FOTO Reuters

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de saudação apresentado pelo PS pelos 50 anos da ida da Humanidade à Lusa.

“’A Águia aterrou’. Com estas palavras ouvidas pelo rádio, a 20 de Julho de 1969, milhões de pessoas em todo o mundo ficaram a saber que se aproximava o momento determinante da viagem iniciada dias antes”, recorda o texto socialista, assinado pelo deputado Pedro Delgado Alves.

O voto lembra a “primeira alunagem no Mar da Tranquilidade e a primeira caminhada realizada por um ser humano na superfície lunar”.

“A frase emblemática de Neil Armstrong, de que teria sido dado um pequeno passo para um homem e um salto gigante para a Humanidade, ecoa ainda como registo do feito notável que o conhecimento humano permitiu gerar”, refere o texto, que recorda o “quadro de competição científica marcada pela guerra fria” entre Estados Unidos e União Soviética em que aconteceu este marco histórico.

Na parte resolutiva do voto hoje aprovado, a Assembleia da República saúda o 50.º aniversário da primeira alunagem, “reiterando a sua visão de valorização dos projectos de exploração espacial vocacionados para fins pacíficos e científicos e para o desenvolvimento da Humanidade, endereçando cumprimentos a todos os que nela se envolveram e participaram desde a década de 50, em múltiplos países”.