Madeira

D. Nuno Brás convida jovens a aproximarem-se de Jesus Cristo

FOTO Aspress
FOTO Aspress

Hoje, dia 14 de Abril e, segundo a tradição cristã, Domingo de Ramos, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) promove o Dia Diocesano da Juventude na Madeira. Efeméride assinalada com uma missa, presidida pelo bispo D. Nuno Brás e a participação dos jovens, na Sé do Funchal.

As comemorações iniciaram-se à 10h30, na igreja do Colégio, com a bênção e procissão dos Ramos, que seguiu depois para a Sé.

Na sua homilia, D. Nuno Brás convidou os jovens a aproximarem-se do exemplo de Jesus Cristo, não “apenas como um bom exemplo do passado, como uma recordação, como alguém que nos salvou há dois mil anos”, mas como presença viva, aconselhando-os a “ler e a meditar” na recente Exortação Apostólica ‘Cristo vive’, escrita pelo Papa Francisco e publicada na sequência do Sínodo dos Bispos sobre os jovens.

Na mesma linha de Francisco, o Bispo do Funchal exorta a juventude a “desempenhar a finalidade que lhe cabe no curso da vida, deve ser um tempo de doação generosa, de oferta sincera, de sacrifícios que custam mas nos tornam fecundos”.

D. Nuno dirigiu ainda uma palavra aos jovens em situação de fragilidade e isolamento: “Se és jovem mas te sentes frágil, cansado ou desiludido, pede a Jesus que te renove (...) E, finalmente: “É muito difícil lutar [...] se estivermos isolados. O isolamento enfraquece-vos e expõe-vos aos piores males do nosso tempo”.