Madeira

Produção de energia eléctrica na Madeira aumentou 1,9% face ao período homólogo

None

A produção de energia eléctrica, estimada a partir dos dados de emissão de energia eléctrica fornecidos pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) aumentou 1,9%, nos primeiros nove meses de 2019, em termos homólogos.

Analisando o mix de produção da energia eléctrica emitida no período em referência - cujo total rondou os 658,4 Gigawatt hora (Gwh) - observa-se que, comparativamente ao período de janeiro a setembro de 2018, assistiu-se a uma menor preponderância das fontes hídrica (-54,4%) e eólica (-15,1%) na produção de energia em detrimento das outras fontes. Estas quebras foram essencialmente compensadas pelos aumentos verificados na energia de origem térmica (+13,0%) e resíduos sólidos urbanos (+21,2%), face ao período homólogo. Consequentemente, a fatia da energia total emitida com recurso a fonte térmica passou de 68,4% nos primeiros nove meses de 2018 para 75,8% no período em referência, o que significa que a produção de energia de fonte renovável diminuiu para uma quota de 24,2% no período em análise. Destaca-se ainda a preponderância do gás natural como fonte para a produção de energia eléctrica, concentrando 18,1% do total, tendo-se verificado um aumento de 19,8% face ao período homólogo, na produção de electricidade a partir desta fonte.

De referir por fim que a evolução da emissão de energia eléctrica no 3.º trimestre de 2019 - no qual se verificou um aumento de 2,8% face ao período homólogo - traduz a manutenção de uma tendência já manifestada nos 1.º e 2.º trimestres do corrente ano, nos quais se tinham registado aumentos de 0,3% e 2,6%, respectivamente.