Madeira

Descubra o que e como se defender da gastroenterite

None

O que é?

Gastroenterite significa inflamação do tubo digestivo (estômago e/ou intestino).

A maioria das gastroenterites são infeciosas, causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados, mas também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, pela má higiene das mãos.

Na maior parte dos casos são originadas por vírus, mas também podem ser provocadas por bactérias, parasitas ou toxinas.

Quais os sintomas?

As queixas mais comuns são a diarreia, a dor abdominal tipo cólica, as náuseas e os vómitos. Pode também ocorrer febre e mal-estar.

A diarreia e os vómitos persistentes, associados a uma ingestão inadequada de líquidos, podem levar à desidratação, com o aparecimento de boca seca, olhos encovados e diminuição da quantidade de urina. A desidratação é mais frequente nas crianças e nos idosos.

Os sintomas, geralmente, duram cerca de 5 a 7 dias.

Como se diagnostica?

Geralmente a história clínica e o exame objetivo ao doente são suficientes para fazer o diagnóstico.

Nos casos mais arrastados e/ou complicados pode ser necessária a realização de exames, de acordo com o caso.

Como tratar?

O tratamento da gastroenterite baseia-se na hidratação por via oral, de forma a evitar a desidratação.

Deve beber muitos líquidos, em pequenas quantidades, sem forçar. Se ocorrer vómito, deve aguardar pelo menos 30 minutos sem ingerir nada e depois iniciar a hidratação em pequenas quantidades. À medida que for tolerando, deve progredir na alimentação, evitando os molhos e os fritos. Nos bebés, a amamentação deve ser mantida!

Devem ser evitados os refrescos, sumos com gás, café e os doces.

Podem ser utilizados probióticos (medicamentos que ajudam a repor as bactérias normais do intestino), os quais poderão ser adquiridos na farmácia, bem como o paracetamol, em caso de febre ou dor. Se apresentar febre, não deve utilizar medicamentos antidiarreicos.

Na maioria dos casos não são necessários, nem recomendados, medicamentos para a diarreia (antidiarreicos) ou vómitos (antieméticos), nem os antibióticos.

De forma a não transmitir a doença a outras pessoas, as mãos devem ser lavadas frequentemente, com água e sabão, principalmente antes das refeições e depois de ir à casa de banho, e a toalha não deve ser partilhada com outras pessoas.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir a gastroenterite é cumprir com as medidas de higiene: lavar bem as mãos, com água e sabão, antes de manusear alimentos e antes das refeições, e depois de utilizar a casa de banho, tratar do jardim ou brincar com animais.

Quando deve consultar o médico?

Deverá procurar aconselhamento médico se apresentar sinais de desidratação

(boca seca, olhos encovados, diminuição da quantidade de urina, confusão mental), se notar sangue ou muco nas fezes, se a dor abdominal for muito intensa ou se os sintomas não melhorarem apesar do cumprimento das recomendações descritas.