País

Casos de ‘Legionella’ no CUF Descobertas sobem para 11

None

Onze casos de infeção por ‘legionella’ foram já diagnosticados com ligação ao surto no hospital CUF Descobertas, em Lisboa, informou hoje à tarde a Direção-geral da Saúde (DGS).

O anterior balanço, feito hoje de manhã, dava conta de sete casos.

São agora 11 os doentes, oito mulheres e três homens, sendo que dois deles se encontram internados em cuidados intensivos.

Em comunicado, a DGS reitera que as autoridades de saúde, em articulação com o Conselho de Administração do hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm a “necessária intervenção junto do hospital” para assegurar o diagnóstico e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica e ambiental e a aplicação das medidas necessárias para interromper a transmissão.

O hospital CUF Descobertas, em Lisboa, está já a contactar todos os doentes que estiveram internados entre os dias 06 e 26 deste mês para despistar eventuais casos.

A bactéria “Legionella pneumophila” é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.