Governo manda 44 altas problemáticas para o lar de idosos de Câmara de Lobos
A medida visa libertar espaço de internamento nos hospitais e resolver o caos nas Urgências
A solução encontrada pelo Governo Regional, para resolver o problema das urgências, noticiado na manhã de hoje pelo DIÁRIO, na edição on-line, passa por libertar 44 camas de internamento hospitalar actualmente ocupadas por altas problemáticas.
Essas 44 pessoas vão ser alojadas no Lar de Câmara de Lobos, que fica sobre o Centro de Saúde, no edifício Arca de Cristal.
O lar já tinha alguns idosos, idos do Ilhéu de Câmara de Lobos, mas esteve desocupado por falta de mobiliário.
Actualmente, garante a Secretaria de Pedro Ramos, existem cerca de 600 doentes com alta clínica (altas problemática, pessoas que permanecem nos hospitais por razões sociais e não clínicas). “A permanência destes utentes nos serviços hospitalares provoca constrangimentos ao normal funcionamento dos serviços de saúde que se agravam em períodos de maior afluência ao serviço de Urgência.”
“Consciente desta problemática social, o Governo Regional da Madeira, através das secretarias regionais da Saúde e da Inclusão e Assuntos Sociais tem vindo a preparar esta solução, procurando com humanização e segurança aliviar os serviços hospitalares e criar uma melhor resposta social aos utentes em alta clínica.”
Às 8 horas de hoje, havia 29 adultos na Urgência a aguardar internamento.