Mundo

Parlamento português aprova voto de pesar e expressa “total solidariedade”

Até cerca das 03h30 (hora de Lisboa), não havia registo de portugueses entre as vítimas do sismo do México. FOTO EPA/STR
Até cerca das 03h30 (hora de Lisboa), não havia registo de portugueses entre as vítimas do sismo do México. FOTO EPA/STR

A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pelas vítimas do terramoto no México, manifestando às autoridades do país “total solidariedade”.

“A Assembleia da República manifesta às autoridades mexicanas a sua total solidariedade e transmite às famílias e amigos das vítimas o seu mais sentido pesar”, lê-se no voto aprovado pelos deputados, que respeitaram um minuto de silêncio.

Pelo menos 248 pessoas morreram na sequência do sismo de magnitude 7,1 que abalou o centro do México na terça-feira, incluindo 21 crianças numa escola que ruiu na capital, informou hoje o Governo mexicano.

“Cerca de 117 pessoas perderam a vida na cidade do México, 39 em Puebla, 55 em Morelos, 12 no Estado do México e uma em Guerrero”, disse à estação Televisa o secretário de Estado do Interior, Miguel Ángel Osorio, citado pelas agências AFP e EFE.

As autoridades informaram que, na sequência do abalo sísmico, 45 edifícios ruíram e que temem que haja pessoas sob os escombros de seis destes imóveis.

As equipas de socorro continuam as buscas nos escombros devido ao sismo de magnitude 7,1, registado às 13h14 locais de terça-feira (19h14 em Lisboa).