Mundo

Um milhão de refugiados do Sudão do Sul estão no Uganda

None

O número de refugiados do Sudão do Sul no Uganda chegou a um milhão, revelaram hoje as Nações Unidas.

O Governo do Uganda diz estar a ter dificuldade em lidar com o fluxo de pessoas que fogem da guerra civil do Sudão do Sul e a agência de refugiados da ONU insta a comunidade internacional a doar mais para ajuda humanitária.

Uma média de 1.800 sul-sudaneses chegou diariamente ao Uganda nos últimos 12 meses, indicou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) em comunicado. Outro milhão de pessoas do Sudão do Sul estão refugiadas no Sudão, Etiópia, Quénia, Congo e República Centro-Africana.

O número de pessoas a fugir aumentou após os combates mortais na capital sul-sudanesa, Juba, em julho de 2016.

“Os recém-chegados continuam a falar de violência bárbara, com grupos armados alegadamente a queimar casas com civis lá dentro, pessoas a serem mortos em frente de familiares, ataques sexuais a mulheres e meninas e sequestros de rapazes para recrutamento forçado”, indica o comunicado.

“Com refugiados a chegarem aos milhares, a ajuda que podemos disponibilizar é cada vez menor”, lamenta.

Uma angariação de fundos organizada no Uganda em junho reuniu apenas uma fração dos dois mil milhões de dólares que os dirigentes do país disserem serem necessários para assistir os refugiados e as comunidades que os acolhem.