Madeira

Debate sobre eutanásia é crucial

PSD voltou a lembrar processo que não deve ser esquecido. Na área da medicina foi também aprovado voto de congratulação ao investigador Clévio Nóbrega

Foto DR
Foto DR

A urgência e importância do debate público sobre a eutanásia voltou a ser levado ao parlamento regional pelo PSD-Madeira, pela voz da deputada Carolina Silva.

Lembrando que a “vida humana é inviolável”, a deputada lembra que a eutanásia é um tema que nunca será consensual, mas acredita que quando os portugueses forem chamados a opinar sobre o tema, importa que estejam informados.

Carolina Silva lembrou ainda que “em Maio de 2016 o tema foi lançado e nada se debateu até agora”.

Resposta pronta do CDS, pela voz de Ricardo Vieira, que reconheceu ser uma “questão difícil que mexe com todos nós” e colocou várias questões, nomeadamente sobre a capacidade de quem está doente terminal de tomar a decisão e se os médicos não serão todos pró-vida.

Os trabalhos continuaram na área da saúde, com intervenções unânimes a dois votos de congratulação do PSD e JPP, com intervenções de Vânia Jesus e Élvio Sousa, respectivamente, ao investigador Clévio Nóbrega, que recentemente recebeu o prémio de jovem cientista da Europa. Aos 38 anos, natural de Gaula, licenciado e doutorado pela Universidade de Madeira e com trabalho reconhecido no Algarve, Barcelona e Coimbra na área de biologia molecular.