Coca-Cola só descobriu Portugal depois da Revolução
Marca de refrigerantes começou a ser comercializada no nosso País a 4 de Julho de 1977
O dia não acaba sem uma efeméride. Faz hoje 40 anos que a “Coca-Cola... a Tal” se apresentou a todos os portugueses.
Em 1977, ainda com o calor da revolução nas gargantas, a marca convidava a desfrutar o lado mais refrescante e a viver os melhores momentos da vida com um brinde bem gelado.
Quarenta anos depois, celebra este marco com o lançamento de uma campanha publicitária que sublinha a sua ligação aos portugueses e a presença nos momentos mais memoráveis do país.
Ao longo destes 40 anos, a Coca-Cola ganhou um espaço no dia-a-dia dos portugueses, acompanhando-os nos momentos de celebração em família e com os amigos, nos principais eventos desportivos, musicais e culturais, na promoção do país dentro e fora das fronteiras, sem esquecer o contributo dado ao nível económico e social com a sua atividade.
Orgulha-se de ter estado presente em páginas inesquecíveis da história recente do país como, por exemplo, o Campeonato do Mundo de Juniores, realizado em Lisboa em 1991, no qual Portugal se sagrou bicampeão mundial; a Expo’98, onde apresentou uma exposição de garrafas contour, em grande escala, representativas de cada país; o Euro’2004, o maior evento desportivo organizado no país, que uniu os portugueses em torno da seleção nacional.
A homenagem às características únicas do país levou a Coca-Cola a estar presente em espaços icónicos, como o elétrico 28, e a desenvolver produtos personalizados e ações específicas para o mercado nacional como, por exemplo, a coleção Património Revisitado, que já homenageou monumentos nacionais classificados como Património da Humanidade pela UNESCO (Convento de Cristo em Tomar, Gravuras Rupestres de Foz-Côa, Palácio da Pena em Sintra, Torre de Belém, Centro Histórico do Porto e Floresta Laurissilva da Madeira); a campanha “Partilha uma Coca-Cola com”, que colocou nas latas os nomes próprios mais comuns, e mais recentemente a campanha “Partilha uma Coca-Cola bem gelada em”, que não só homenageia destinos turísticos nacionais como os promove além-fronteiras, em outros países europeus.
Para o Diretor de Relações Externas da The Coca-Cola Company para Portugal, Tiago Lima, “é um motivo de orgulho para a Companhia e um marco inesquecível para todos nós a Coca-Cola celebrar 40 anos em Portugal”. “São quatro décadas de uma relação de grande proximidade, em que acompanhámos de perto as mudanças culturais e sociais do país, em que vivemos juntos momentos marcantes e em que assistimos à forma como o país se desenvolveu e modernizou. Temos um sentimento de satisfação pelo contributo dado pela Coca-Cola para essa realidade e nada melhor do que celebrar esta ligação forte da marca com os portugueses este ano”, refere.
Produzida e apreciada pela primeira vez em 1977, a Coca-Cola chega atualmente aos portugueses através da sua fábrica, a Refrige, localizada em Azeitão, distrito de Setúbal. É a partir daqui que são engarrafadas cerca de 90% das bebidas que chegam diariamente a todos os pontos de venda do país. Integrada atualmente na Coca-Cola European Partners, a Refrige é um dos engarrafadores mais modernos da Europa e conta com instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé, bem como presença comercial na Região Autónoma dos Açores e da Madeira.
Atualmente o Sistema Coca-Cola emprega 400 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos.