Madeira

Alunos da Escola Secundária de Santana participam na Mostra Nacional de Ciência

None

Os alunos Laura Miranda e Diogo Castro do 11.º ano da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral de Santana, acompanhados da respetiva professora de Biologia e Geologia, estão a participar na Mostra Nacional de Ciência que se realiza no âmbito do Concurso Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, no Convento de S. Francisco em Coimbra.

Estes alunos darão a conhecer o projeto ‘O papel da bananeira e da cana-de-açúcar na preservação do meio ambiente’, o qual tem como objetivo produzir papel a partir do pseudocaule da bananeira e do bagaço da cana-de-açúcar, que desenvolveram no presente ano letivo juntamente com os restantes colegas das turmas 1 e 2 do 11.º ano - este projeto já foi também selecionado para a Mostra Nacional de Ciência do Concurso Jovens Cientistas que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Nesta Feira de Ciência, os alunos irão apresentar um poster científico, um vídeo que resume todas as fases do projeto, um portefólio com os vários tipos de papel obtidos até ao momento e vários produtos criados com este papel natural, ecológico e 100% madeirense, nomeadamente embalagens alusivas à Casa de Colmo de Santana que já estão a ser comercializadas.

Amanhã, pelas 10h00, o Presidente da República, o Primeiro Ministro e outras entidades convidadas irão visitar os 100 stands onde poderão conhecer mais ao pormenor os 100 melhores projetos científicos desenvolvidos por alunos, selecionados a nível nacional para esta Feira de Ciência acessível também ao público em geral.

Através de comunicado, a escola agradece à Câmara Municipal de Santana, o facto de ter assegurado as viagens ao continente destes alunos e da respetiva professora de Biologia e Geologia, bem como a todos os parceiros institucionais que colaboraram na concretização deste projeto.