Madeira

Professores do Conservatório avançam com greve a 23 de Maio

Em causa está o processo de transição para o estatuto da carreira docente

Foto Arquivo
Foto Arquivo

É um processo que parece estar longe do fim. As divergências entre a secretaria da Educação e os professores do Conservatório - Escola das Artes da Madeira levaram a que os docentes decidissem por uma greve a realizar no dia 23 de Maio. Esta forma de luta foi decidida após reunião geral com o Sindicato de Professores da Madeira, na manhã de hoje.

Tal como explicou Margarida Fazendeiro ao DIÁRIO, esta é mais uma forma de luta destes professores que, caso o processo se continue a arrastar, terá mais consequências. A reunião serviu para a aprovação de uma moção que, entre outras medidas, prevê uma greve às provas de aferição e globais, que se realizam no próximo mês de Junho.

Um dos pontos com que o Sindicato e os docentes não concordam diz respeito à passagem dos professores para um estatuto sem que a tabela remuneratória seja a mais indicada. Por outro lado, segundo disse a representante do sindicato, a tutela não tenciona contar com os anos de serviço que os docentes já contam no Conservatório.

Depois do Concerto Dissonante e de uma greve, em Novembro, os docentes vão voltar a paralisar ainda este mês.