ER 110 no Porto da Cruz foi encerrada pela DRE
Por razões de segurança, hoje, pelas 15 horas a Direcção regional de Estradas (DRE) deu ordem de encerramento da ER 110, nas imediações do cemitério do Porto da Cruz.
Informou a DRE que, desde o temporal de 2013, implementou um plano de monitorização da massa de solos instabilizada, constituído por uma conjunto de marcas topográficas de alta precisão e por inclinómetros, e mais recentemente por um posto udométrico, que permitem avaliar as deslocações do terreno e as quantidades de precipitação no local.
Nestes últimos dias e por força da pluviosidade que se tem feito sentir, os deslocamentos atingiram valores que recomendam a tomada desta decisão por forma a salvaguardar a segurança dos utentes da via.
A DRE em cooperação com o LREC continuará a monitorizar o local de forma a que assim que estejam reunidas condições de segurança, seja possível voltar a abrir a estrada ao trânsito de viaturas ligeiras, o que deverá acontecer com o aproximar da época estival.
O acesso ao centro do Porto da Cruz continua a ser efcetuado através da Viaexpresso, mais concretamente pelo Nó do Porto da Cruz ao PK 8+400 da VE-1, no nó entre o Túnel da Achada e o Túnel da Cruz.
Através de comunicado, a DRE solicitou “a melhor compreensão da população do Porto Cruz sendo certo que assim que estiverem reunidas as mínimas condições de segurança a estrada será novamente reaberta”.