Artigos

O bom exemplo da Hepatite C

A Hepatite C é uma doença infecciosa causada por um vírus, o VHC, que afecta essencialmente o fígado. Afecta milhares de portugueses de todas as idades, incluindo madeirenses. A doença começa ligeira, com sintomas discretos mas, com o passar dos anos, a cirrose crónica e o aparecimento de cancro do fígado, tornam-na frequentemente fatal. Não existe vacina eficaz e é um problema de saúde importante, tal como alertado pela OMS.

Idealmente, os intervenientes na saúde, sejam os investigadores, os médicos e outros profissionais, a população e os seus grupos de pressão, bem como os decisores políticos, devem complementar-se de forma a resolverem os desafios existentes.

Vejamos como aconteceu no caso da Hepatite C:

A comunidade científica identificou e debruçou-se sobre o problema e em 2007 a equipa liderada pelo investigador Michael Sofia, da farmacêutica Pharmasset, propôs o fármaco Sofosbuvir em associação para tratar os doentes com este tipo de Hepatite. A agência federal americana FDA certificou-o em 2013 pelos excelentes resultados na cura definitiva de até 90% dos doentes. A OMS incluiu-o na lista dos medicamentos mais eficazes e úteis nos diferentes sistemas de saúde apesar do seu custo elevado, até 50.000 euros por paciente.

Em Portugal, nessa altura em plena austeridade da Troika, um doente com a doença, José Saldanha, lança um apelo dramático ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, durante uma reunião da comissão de saúde na Assembleia da República. Envergando camisolas “Medicamento para todos”, sensibilizou o ministro, que deixou aí o compromisso pessoal de tratar todos os doentes com indicação para tal. Iniciou negociações no sentido de baixar o preço do medicamento e, curiosamente, o preço a pagar pelos hospitais e por doente curado e não por fármaco gasto.

Na Madeira, o assunto foi levantado por Rui Barreto, em Abril de 2015, com uma iniciativa na Assembleia da Republica para que o tratamento e o seu preço tabelado fossem estendidos à Região. Assim foi e hoje os doentes madeirenses estão incluídos na plataforma de tratamento criada a nível nacional.

O exemplo da Hepatite C é pois digno de ser seguido e mostra como a ciência, a sociedade e a política se podem complementar-se para resolver problemas reais das pessoas. Replique-se, onde for preciso!