Madeira

Escola Agrícola da Madeira disponibiliza cursos de formação para desempregados

None

A Escola Agrícola da Madeira, recentemente inaugurada, vai disponibilizar vagas em alguns cursos para os desempregados inscritos no Instituto de Emprego da região autónoma, anunciou hoje o Governo Regional.

“O nosso grande objetivo é encontrar soluções e estratégias para o desemprego e percebemos, cada vez mais, que aquilo que os desempregados precisam é de qualificação para poderem integrar-se no mercado de trabalho”, disse a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal.

A governante falava após a assinatura, no Funchal, de um protocolo de colaboração com a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, que tutela a Escola Agrícola, com vista à promoção de ações de formação profissional específica setorial, nas áreas da agricultura, da pecuária, do agroalimentar, do desenvolvimento rural e das pescas.

Rubina Leal vincou que os cursos começam já no mês de maio e alguns são gratuitos, havendo ainda transporte garantido entre o Funchal e São Vicente, no norte da ilha, onde se localiza a Escola Agrícola da Madeira.

“A agricultura é um ramo tradicional da economia da região autónoma e temos de a valorizar”, disse.

O secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, salientou, por seu lado, que os cursos de formação na Escola Agrícola da Madeira são “fundamentais” para os desempregados, no sentido de os relançar no mercado de trabalho com a “devida formação profissional” em diversas áreas.

O número de inscritos no Instituto de Emprego da Madeira é, atualmente, de 19.961, o que o que corresponde a menos 2.882 em relação ao ano passado.