Artigos

Marcação cerrada

É natural um certo clima pré-eleitoral, tendo em conta a proximidade das eleições autárquicas. Nada natural é, contudo, que este clima pré-eleitoral faça mover instituições que se deveriam manter equidistantes de todo este processo.

Em Santa Cruz, temos visto de tudo. Desde o Presidente do Governo a chamar para a linha da frente o candidato do PSD em eventos institucionais, até uma marcação cerrada com recurso ilegítimo a organismos e titulares governamentais, que têm vindo a ser usados como braço armado de uma campanha que promete não ser tão limpa e digna, como era exigido que fosse numa democracia que já atingiu a sua maioridade.

Foco apenas dois exemplos recentes.

É claro que a senhora secretária do Ambiente e Recursos Naturais pode e deve vir prestar esclarecimentos aos agricultores deste concelho. Na minha opinião, até já devia ter vindo mais cedo. No Verão do ano passado, por exemplo, quando os agricultores enfrentaram a falta de água. Mas não veio, optou por vir agora anunciar investimentos e, de caminho, lançar a mentira com claros objetivos de atingir esta autarquia e a sua atual gestão legitimada pelo voto do povo. E veio também deturpar realidades, misturando água de rega, da responsabilidade do Governo, com perdas na rede, com a agravante de esconder o trabalho que tem sido feito e que diminuiu essas perdas que são hoje menores do que no tempo do seu PSD, e escamotear, por exemplo, a circunstância de Machico, que está na Água e Resíduos da Madeira, ter perdas muito superiores, sem que o Governo nada faça para as resolver. Já diz o povo, que quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedra ao telhado alheio.

Outro exemplo, foi a ação inspetiva feita pela Autoridade Regional das Atividades Económicas aos parques infantis do concelho, precisamente na semana em que a autarquia ia iniciar obras naquelas infraestruturas, que foram, ao longo dos últimos anos, esquecidas pelo PSD. Ação inspetiva acompanhada de notificações sem nada em concreto, sem prazos, sem apontar que anomalias deviam ser corrigidas, e nem sequer respeitando os prazos dados para a resposta, mas sempre muito ágeis a mandar encerrar estruturas que nunca forma preocupação para o PSD quando era poder na autarquia.

Mas, quanto a isto, o mais importante é que a Caravana passa e que Santa Cruz, Caniço, Gaula e Camacha, à semelhança do que já aconteceu com o Santo da Serra, vão ter os seus parques infantis renovados. Eu sei, que, no fundo, é isto que dói. Mas sei também que o povo está a ver as espertezas saloias e a falta de vergonha.