País

Bernardo Trindade preside à estrutura de missão ‘Portugal In’

Ex-secretário de Estado do Turismo com mandato até final de 2019

None

A Estrutura de Missão Portugal In, que tem como objetivo atrair para o país investimentos que pretendam permanecer na União Europeia após o ‘Brexit’, presidida por Bernardo Trindade, termina o mandato no final de 2019.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, hoje publicada em Diário da República, a Estrutura de Missão Portugal In “apresenta relatórios de atividades de seis em seis meses e um relatório final no término do seu mandato”, o qual está previsto para “31 de dezembro de 2019”.

Esta estrutura de missão, presidida pelo antigo secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade, fica na dependência do primeiro-ministro, António Costa, e tem como objetivos a “identificação de oportunidades de atração de investimento e estabelecimento de contactos com potenciais investidores que queiram permanecer na UE [União Europeia] após a saída do Reino Unido desta [’Brexit’]”, bem como a “construção de soluções integradas de investimento apelativas para o investidor estrangeiro, num modelo ‘one stop shop’”, lê-se no documento.

Além disso, vai fazer o “acompanhamento de projetos de investimento estrangeiro, em articulação com as várias áreas governamentais e organismos da Administração Pública, usando para o efeito a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI) e a Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI)”.

Cabe ainda a esta estrutura apresentar ao Governo “eventuais iniciativas legislativas ou concretos procedimentos administrativos necessários para ultrapassar constrangimentos identificados na implementação de projetos de investimento”.

Além de Bernardo Trindade, integram a Estrutura de Missão Portugal In Chitra Stern, proprietária e fundadora do Martinhal Family Hotels & Resorts, e Gonçalo da Gama Lobo Xavier, que é desde janeiro de 2013 é ‘board advisor’ [conselheiro] na AIMMAP - Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal.