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Ajuda dos fiéis para projectos de caridade do Papa chega às redes sociais

Foto EPA
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O Óbolo de São Pedro, que recolhe a ajuda económica que os fiéis oferecem ao Papa para obras de caridade, criou uma página na internet e contas no twitter e no facebook para ter mais visibilidade.

“O objetivo é dialogar com quem quer ajudar os mais necessitados e dar a conhecer as obras de caridade que são realizadas graças à solidariedade dos fiéis de todo o mundo”, segundo um comunicado do Vaticano.

Em novembro foi lançada uma nova página na internet (www.obolodisanpietro.va), em italiano, espanhol e inglês, onde é explicado como se realizam as doações e a que projetos se destinam.

O Óbolo, acrescenta a mesma nota, quer assim “estabelecer uma comunicação direta, autentica, transparente e participativa com os católicos em todo o mundo que pretendem ajudar os necessitados”.

No twitter, o Óbolo de São Pedro está presente em três contas, uma para cada língua (italiano, inglês e espanhol), tendo como primeiro “tweet” a frase de Francisco.

As plataformas partilham todos os dias mensagens do Papa publicadas na página oficial do Óbolo, juntamente com imagens, pensamentos e reflexões sobre as obras de caridade já realizadas pela Santa Sé através desta iniciativa cristã.

O Óbolo de São Pedro nasceu com o próprio cristianismo com o objetivo de sustentar materialmente aqueles que tinham a missão de anunciar o Evangelho, a fim de poderem entregar-se inteiramente ao seu ministério, cuidando também dos mais necessitados.

No final do século VIII, os anglo-saxões, depois da sua conversão, sentiram-se tão ligados ao Bispo de Roma que decidiram enviar um contributo anual. Assim nasceu o “Denarius Sancti Petri” (Esmola para São Pedro), que rapidamente se espalhou pelos países europeus.

Esta prática foi consagrada pelo Papa Pio IX através da sua Encíclica Saepe venerabilis, de 5 de agosto de 1871.

A recolha de donativo é atualmente feita em todo o mundo católico a 29 de junho, dia da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.