Madeira

Cosmos aponta atentado na ribeira da Madalena

None

Através de comunicado, assinado por Dionísio Andrade, a Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, chama a atenção da opinião pública madeirense para um grave atentado ambiental que está a decorrer na foz da ribeira da Madalena do Mar, Concelho da Ponta do Sol.

“Desde finais do ano passado, que máquinas pesadas e camiões da empresa AFA, com o conluio do Governo Regional, estão a retirar diariamente toneladas de inertes da foz desta ribeira, nomeadamente calhaus e areias. Esses materiais, que estão a ser retirados criminosamente da foz, são essenciais para alimentar toda a frente-mar da Madalena do Mar, e assim defender essa linha de costa dos avanços crescentes do mar. Como já está comprovado cientificamente, o oceano tem subido o seu nível médio, e está a se tornar cada vez mais transgressivo, pondo em risco infraestruturas viárias, moradias e terrenos à beira-mar”, refere a associação para quem “a melhor forma de nos defendermos deste avanço, é ter uma praia ‘bem alimentada’ de inertes, o que não está acontecendo, pois esses materiais estão a ser ‘saqueados’ sem quaisquer contrapartidas para a região, embora esta associação tenha conhecimento que a autarquia da Ponta do Sol tem defendido que esses materiais devem ser espalhados ao longo da praia, precisamente para não deixar que o mar descalce o muro da estrada marginal e não ponha em causa a segurança e os bens da população local. Infelizmente, esses apelos não têm sido considerados pelo Governo Regional, que continua apostado em favorecer vergonhosamente esta grande empresa de Construção Civil”.

A Cosmos termina o comunicado, afirmando que “o mais escandaloso, é que foi esta empresa que destabilizou e ‘descalçou’ as vertentes a montante desta perigosa ribeira, criando em alguns locais, aterros clandestinos e pedreiras, que após chuvas intensas, essa mesma empresa recolhe com grandes lucros, o material lavado na foz”.