Mundo

Dois atentados suicidas matam três civis e ferem 12 em Mossul oriental

None

Pelo menos três civis morreram hoje e outros doze ficaram feridos em dois ataques suicidas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no leste de Mossul, coincidindo com o início de uma nova ofensiva das forças iraquianas na cidade.

O primeiro atentado ocorreu perto de um restaurante no bairro de Al Zuhur e resultou em, pelo menos, um civil morto e outros sete feridos, disse o porta-voz da polícia da província de Nínive, cuja capital é Mossul, Mazen al Ahmadi, à agência EFE.

O segundo, perto de um mercado no bairro de Nabi Yunis, causou a morte de dois civis, enquanto outras cinco pessoas ficaram feridas, algumas das quais em estado grave.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou hoje o lançamento de operações militares para recuperar a parte ocidental da cidade de Mossul, controlada pelo grupo radical Estado Islâmico.

O exército iraquiano e as forças curdas lançaram no passado dia 17 de outubro uma ofensiva para libertar Mossul, controlada pelos ‘jihadistas’ desde junho de 2014, e conseguiram o controlo da parte leste da cidade em janeiro, após semanas de combates intensos.

O primeiro-ministro iraquiano tinha inicialmente prometido que Mossul seria retomada até ao final de 2016, mas recentemente referiu-se a um prazo de mais três meses.

As agências humanitárias estão a preparar ajuda e espaço para acolher para acolher entre 250.000 e 400.000 civis que calculam que possam fugir da cidade devido aos combates.

Segundo a ONU, entre 750.000 e 800.000 civis vivem nos distritos ocidentais da cidade controlados pelos islamitas.