Mundo

O respirar do nosso planeta e o impacto do furacão Ophelia

Vídeos da NASA mostram a Terra como nunca a tínhamos visto

Dois vídeos, em inglês, divulgados recentemente pela NASA, mostram como o nosso planeta respira e como, juntos, todas as alterações climáticas nos afectaram ao longo dos últimos 20 anos, mas também nos últimos meses no Atlântico, com consequências devastadoras dos furacões, tanto nas Caraíbas e costa americana como em Portugal continental.

No primeiro caso, divulgado há uma semana, através de imagens da Terra captadas durante duas décadas (1997-2017) por um satélite norte americano, consegue-se perceber o papel crucial do fitoplânctons (saiba mais sobre esses seres-vivos aqui) em toda a vida do planeta.

Mais do que ver o passado e o presente, quem analisa estes dados está atento ao futuro. O vídeo mostra, por exemplo, como o nosso planeta respira à medida que mudam as chamadas 4 estações do ano e algo que está a correr muito mal.

No segundo vídeo divulgado no mesmo dia, e numa realidade que nos está mais fresca na memória, vemos sobretudo os vários furacões que este ano assolaram a costa da América Central, Caraíbas e Norte e as suas derivações pelo Atlântico, bem como a influência que os ventos do deserto africano tiveram no seu poder destrutivo.

Mas o mais impressionante é ver como os ventos e os aerossóis (ver para saber mais aqui) que circulam influenciaram o impacto do tempo quente e seco em Portugal, originando os fogos de Verão, o mais recente, impulsionado pelo furacão Ophelia que tomou uma direcção diferente da habitual (não atravessou o Atlântico), potenciando os incêndios nas regiões centro/norte de Portugal continental.