Desporto

Benfica defronta CAB Madeira na final da 33ª edição da Supertaça

None

A cidade alentejana de Sines será palco, na quinta-feira, da final da 33ª edição da Supertaça masculina de basquetebol, com o campeão Benfica a surgir como favorito frente ao CAB Madeira, finalista vencido da Taça de Portugal.

O Benfica, que fez a ‘dobradinha’ na última época, apresenta-se naturalmente como favorito, mas a turma madeirense anseia arrebatar a primeira Supertaça do seu historial.

O Benfica, com 13 vitórias, é o clube com mais Supertaças conquistadas, mas perdeu a final da última época frente ao FC Porto, em Vila Real, por84-70.

A equipa benfiquista deseja recuperar o troféu para o seu valioso museu e, como salientou o novo técnico José Ricardo Rodrigues durante a apresentação oficial da equipa para a nova temporada, “o Benfica quer trazer a Supertaça para a Luz”, dizendo gostar da “pressão de vencer”.

“Os jogadores têm dado boas indicações, mas vamos jogar a Supertaça sem termos feito qualquer jogo, ao contrário do Benfica, que está muito mais rodado e até já atuou nas provas europeias. Apesar desse ‘handicap’, queremos continuar a ser uma equipa competitiva”, salientou à agência Lusa João Paulo Silva, técnico do CAB.

As duas equipas promoveram algumas mudanças na formação dos seus plantéis, subsistindo a curiosidade de o CAB ter quatro ex-jogadores benfiquistas no seu plantel: os bases Mário Fernandes e Diogo Gameiro, o extremo Fábio Lima e o veterano poste norte-americano naturalizado Freddy Gentry.

A equipa madeirense completou o seu plantel com os norte-americanos Tommie Eddie, Khalen Cumberland, além do lituano Arvydas Gydra. O extremo-poste cabo-verdiano Michael Mendes estará ausente da Supertaça porque ainda não conseguiu obter o visto para viajar para Portugal.

O Benfica apostou forte nas contratações do base Jesse Sanders e do extremo-poste Antywane Robinson, ambos norte-americanos, e conseguiu ‘roubar’ ao rival FC Porto o extremo José Silva, por muitos considerado o melhor basquetebolista luso da atualidade.

O técnico José Ricardo Rodrigues conta com um plantel extremamente valioso e que inclui ainda os internacionais portugueses Tomás Barroso, Nuno Oliveira, João Soares e Cláudio Fonseca, jogadores que integram a seleção nacional.

A final está agendada para as 16:00 e atribui o primeiro troféu da temporada de 2017/18, uma vez que o campeonato da Liga só arranca no dia 07 de outubro.