5 Sentidos

Portugal Fashion Anabela Baldaque, Júlio Torcato e Diogo Miranda no terceiro dia

None

As coleções de Anabela Baldaque, Júlio Torcato, Diogo Miranda e Estelita Mendonça, entre outros, para a primavera/verão de 2018 são hoje apresentadas na Alfândega do Porto, no terceiro dia da 41.ª edição do Portugal Fashion.

No terceiro dia do evento - e segundo no Porto - estão agendados oito desfiles de outros tantos criadores, das 16:00 às 23:30, altura do desfile de Miguel Vieira.

O dia começa com “Raw”, de Carla Pontes, uma coleção que visa “celebrar a humanidade e a união pela sua diversidade”, pode ler-se na apresentação, e que assenta em “cortes retos e bainhas assimétricas” para mostrar “múltiplas formas de vestir e usar cada peça”.

Segue-se, pelas 17:00, o novo trabalho de Estelita Mendonça, outro dos ‘graduados’ da plataforma Bloom, criada pelo Portugal Fashion para apoiar jovens emergentes, antes do desfile de Susana Bettencourt, “Creative Resistance”, sobre a luta pela igualdade de género e “uma homenagem a Amelia Earhart”, a primeira mulher a fazer um voo transatlântico.

As peças de Júlio Torcato para as estações mais quentes, apresentados pelas 19:00, assentam na “reinterpretação e apropriação do universo desportivo, linguagem urbana que mistura o corte da alfaiataria clássica com a técnica dos materiais de ‘performance’ competitiva”.

Segue-se Diogo Miranda, que trabalhou sobre rosa, laranja, cinza, verde, preto e branco como cores principais e tafetá como material para “criar mangas exageradas, folhos, laços volumosos”.

Depois do jantar, Hugo Costa mostra “Don’t Fish My Fish”, proposta para a primeira/verão de 2018, seguido de Anabela Baldaque, pelas 22:30.

A criadora portuense leva a coleção “7 Mulheres mais 1”, assente em contrastes de cores e num “novo romantismo”, com estampados e reforçados com pormenores de rendas, antes de Miguel Vieira fechar a segunda noite no Porto, com uma celebração dos 30 anos de carreira.

Depois de um primeiro dia em Lisboa, com Luís Onofre, Pedro Pedro, Carlos Gil e Alves/Gonçalves, e de dez desfiles de jovens criadores no Museu do Carro Elétrico, no âmbito da plataforma Bloom, o Portugal Fashion termina no sábado, com as novas coleções de Katty Xiomara, Luís Buchinho ou Alexandra Moura.

O Portugal Fashion organiza ainda, paralelamente aos desfiles, o ‘showroom Brand Up’ na Alfândega do Porto, espaço onde vão ser apresentadas coleções dos criadores, marcas, calçado e joalharia aos agentes de compras nacionais e internacionais, mas que também vai estar aberto ao público em geral.

À margem dos desfiles e ‘showrooms’, a 41.ª edição acolhe também um congresso “Create-Inovate--Design”, uma parceria entre a Associative Design com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), onde estão previstas palestras sobre ‘design’.

O circuito do Portugal Fashion, que termina no Porto, passou antes pelas Semanas da Moda de Nova Iorque, Paris, Londres, Milão.

O Portugal Fashion 2015-2017 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e que teve um total aprovado de oito milhões para o triénio 2015/2017.