País

Marcelo faz visita de Estado ao Egipto com oportunidades de negócios e pirâmides na agenda

None

Marcelo Rebelo de Sousa faz, entre quarta e sexta-feira, uma visita de Estado do Egipto, a primeira de um Presidente português em 24 anos, com uma agenda repartida entre encontros oficiais, a economia e a cultura. O último Presidente da República a visitar o Egipto foi, em 1994, Mário Soares, 11 anos depois de António Ramalho Eanes, em 1983.

Marcelo Rebelo de Sousa, segundo informação na página da Presidência na Internet, tem agendados encontros com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, na quinta-feira de manhã, e com o primeiro-ministro, Sherif Ismail, no mesmo dia.

Está prevista uma visita à universidade al-Azhar, no Cairo, onde Marcelo participa num debate com jovens, e tem um encontro económico com empresários portugueses e egípcios, visitando ainda o parlamento.

Na comitiva presidencial estão representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e uma dezena de empresários portugueses na deslocação a um país com um mercado potencial de quase cem milhões de pessoas.

Esta visita, ainda segundo uma nota publicada no “site” da Presidência, é encarada como “um claro sinal do interesse de ambos os países em aproveitar o potencial existente nas áreas económica, política e cultural, tendo em conta o papel incontornável do Egito no mundo árabe”.

Está igualmente agendada uma receção do Presidente à comunidade portuguesa na embaixada de Portugal no Cairo.

No total, estão registados no consulado 187 cidadãos portugueses, de acordo com dados à Lusa da embaixada.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa cumpre uma agenda cultural, visita as pirâmides, o novo museu egípcio e tem encontros com o líder religioso sunita de Al Azhar, Sheikh Ahmed Mohamed el-Tayeb, e com o papa Tawadros II, da Igreja Copta Ortodoxa.

Esta visita de Marcelo será a primeira de um Presidente português ao Cairo em mais de 20 anos.

António Ramalho Eanes esteve no Egito em 1983 e Mário Soares em 1994.

Ambos foram recebidos por Hosni Mubarak, o presidente do país entre 1981 e 2011, julgado e condenado em 2011 por crimes de guerra e corrupção.

Na sua deslocação ao Cairo, Mário Soares, com o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Durão Barroso, fez questão de pedir o apoio do Egito à causa de Timor-Leste, então ainda ocupado militarmente pela Indonésia.

Hosni Mubarak esteve em Lisboa dois anos antes, em 1992, sendo recebido tanto por Mário Soares como por Cavaco Silva, então primeiro-ministro, que também esteve de visita ao Cairo um ano antes, em 1991.