País

“É importante adoptar medidas de protecção da saúde dos olhos durante a prática desportiva”

None

Numa altura em que aumenta a actividade física ao ar livre e se aproxima o Dia Mundial da Actividade Física, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia lembra que é importante adoptar medidas de protecção da saúde dos olhos durante a prática desportiva, pois as lesões oculares que ocorrem durante alguns tipos de exercícios podem ser graves e comprometer a qualidade da visão.

Segundo um estudo relatado na obra ‘Visão e Desporto’ de João A. Capão Filipe, as lesões oculares que ocorrem durante a prática desportiva podem e devem ser prevenidas. Tem sido demonstrado que o uso dos protectores oculares actualmente disponíveis reduz o risco de lesão ocular em, pelo menos, 90 por cento. O principal obstáculo a um maior e mais difundido uso de protectores oculares é o desconhecimento e uma certa confusão por parte de todos os elementos ligados ao desporto – presidentes, atletas, directores, treinadores, jogadores e corpo médicos – em saber quais os protectores que são mais eficazes.

Em Portugal, por exemplo, o futebol de onze e de cinco e o traumatismo pela bola são responsáveis pela maioria das lesões oculares. Estas ocorrem geralmente em jovens amadores não federados (50 por cento) que foram atingidos pela bola enquanto jogavam futebol como passatempo de fim-de-semana. Além do futebol, o ténis e o golfe são modalidades que podem ser particularmente perigosas pela velocidade e força com que as bolas são projectadas.