País

Caça à raposa em Portugal causa indignação... mas é legal

None

Uma “batida à raposa” organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Santa Tecla, Famalicão, está a gerar uma onda de indignação nas redes sociais e blogues. Apesar de legal, o evento é criticado por “matar seres vivos indefesos”.

O anúncio da tarde de caça marcada para dia 26 de fevereiro foi feito pelo próprio clube, mas a foto de um dos cartazes caiu nas redes sociais e deu origem a afincadas discussões entre os defensores e os críticos da caça à raposa.

De um lado, milhares de críticos como Nuno Markl já se manifestaram contra o ato. “Adorava perceber o que move malta a pegar em armas e a ir para o campo desatar a matar estes animais incríveis. Claramente a explicação “para comer” creio que não se aplica. E se a explicação é “por desporto”, isso é completamente lunático”, desabafou o humorista e locutor de rádio.

O blogue político “Aventar” também critica a convocatória com uma pergunta para os leitores: “Vamos matar um ser vivo?”. Os responsáveis pelo blogue acrescentam, em tom irónico: “Anda! Vem! Junta-te ao Clube de Caça e Pesca de Santa Tecla, arma-te de um pau, faz-te de valente e vem dar umas cacetadas num bicho mais inteligente do que tu!”.

O grupo Intervenção e Resgate Animal considera que a prática “mais não é senão um abate de animais indefesos” e aconselha mesmo a que os seus seguidores deixem denúncias na caixa de email da Junta de Freguesia de Vale, Telhado e Portela para que se pense “duas vezes antes de licenciarem a próxima”.

Evento “está legal”