Mundo

Theresa May e unionistas finalizam acordo de governo

Líder do DUP, Arlene Foster, está optimista num acordo “público” e “transparente” para evitar impasse político

Foto REUTERS/Neil Hall
Foto REUTERS/Neil Hall

A primeira-ministra britânica, Theresa May, e a líder do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, Arlene Foster, reuniram-se hoje de manhã em Londres para finalizar um acordo que permita aos conservadores governar em minoria.

À chegada a Londres, Foster disse à televisão Sky News estar otimista quanto a um acordo em breve, “público” e “transparente”.

“Estamos de volta a Londres e a minha esperança é que possamos finalizar um acordo com o Partido Conservador”, disse a líder unionista.

“Como disse a primeira-ministra, o pacto será público, será totalmente transparente”, acrescentou.

Foster recusou por outro lado que o pacto de governabilidade constitua obstáculo a um acordo para a formação de um governo autónomo na Irlanda do Norte dentro do prazo estipulado (29 de junho).

“Creio que este acordo [com Londres] vai melhorar as perspetivas de um acordo em Stormont [sede do parlamento norte-irlandês] porque vai ter um impacto positivo para a Irlanda do Norte”, disse.

“Espero que esta semana acabe não com um, mas com dois acordos”, acrescentou.

O Governo de May precisa do apoio dos 10 deputados do DUP, porque perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas realizadas no Reino Unido a 8 de junho.