Mundo

Polícia espanhola apreende 3,8 toneladas de cocaína no Atlântico (veja as fotos)

None Ver Galeria

A polícia espanhola anunciou hoje a apreensão de 3,8 toneladas de cocaína escondida num barco interceptado a meio do Oceano Atlântico, quando se dirigia da Colômbia para a Espanha.

A embarcação foi interceptada a 540 milhas marítimas (cerca de 1.000 quilómetros) das ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado ao largo de África, disse a polícia espanhola em comunicado.

A operação policial, que levou à apreensão da droga, iniciou-se em meados de Setembro último.

A polícia localizou então o barco, um rebocador, “com a colaboração de diversas agências internacionais a cerca de 360 milhas náuticas (aproximadamente 660 quilómetros) da costa da Guiana”, esclarece no comunicado.

Depois de ter estudado a trajectória e a velocidade da embarcação, a polícia conclui que “atingiria as costas espanholas em meados de Outubro, mas antes de esta chegar ao seu destino, interceptou-a” no início do mês, a meio do Oceano Atlântico.

Em seguida, transportou o navio para o porto de Cádis, na Andaluzia (sul de Espanha), onde realizou a investigação e descobriu a cocaína.

A tripulação, constituída por sete pessoas, foi presa.

A Espanha é o principal ponto de entrada de estupefacientes na Europa, por estar próxima do Norte de África, região que produz canábis, e pelas suas ligações à América do Sul, de onde provém a cocaína.